A Tipografia com mais Vitamix

A tipografia é um processo de impressão em massa no qual se usam tipos móveis — formas de metal em relevo de letras e símbolos (caracteres móveis, gravuras, clichês etc.) para dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita. Por analogia e consequência, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica que usa uma prensa de tipos móveis.

 

Inicialmente, os tipos mais rudimentares foram inventados pelos chineses; entretanto, foi o alemão Johannes Gutenberg, no século XV, que desenvolveu tipos móveis em metal e aperfeiçoou a prensa tipográfica. O conceito básico se dá pela reutilização desses tipos para compor os mais variados textos. Tal característica permitiu a revolução que deu início à comunicação em massa e constituiu a base da imprensa por mais de cinco séculos.

Considerada por muitos como a invenção do milênio, a tipografia já nascera em conflito. Ao perceberem a sua arte manual ser substituída por oficinas tipográficas, os monges copistas começaram a enxergá-la como uma ameaça demoníaca. Até então feitos normalmente nos conventos, os livros copiados estavam restritos a uma minoria privilegiada, sendo ela o clero, a nobreza e alguns ricos mercadores. Com a invenção da tipografia, e por consequência o nascimento da Imprensa, os livros passam a ser acessíveis à população, expandindo e democratizando a sabedoria e a cultura pelo mundo.

A tipografia é uma área de profissão um tanto quanto restrita, mas absorveu diversos grupos de ofício de diversas especialidades, desde a fabricação do papel ao fundidor de caracteres, passando pelo compositor, impressor, encadernador, mais tarde o fotogravador, dentre outros. Com o advento e o crescente desenvolvimento da Revolução Industrial, a tipografia como arte divulgadora de progresso já não correspondia às necessidades de um mundo em revolução de ideias e costumes. O livro era indispensável como instrumento de acompanhamento e formação, no qual essa técnica praticamente artesanal já não mais conseguia acompanhar a agilidade na invenção e construção de máquinas que massificavam ainda mais o ofício e o produto.

No entanto, apesar do inevitável obsoletismo em relação às novas tecnologias, não se pode considerar extinta, pois nunca um método substitui totalmente o outro. Enquanto as prensas offsets são muito mais velozes e conseguem desempenhar funções impraticáveis na tipografia, esta possui particularidades que outras técnicas gráficas dificilmente obterão, como o relevo que forma no papel devido à pressão dos tipos nas máquinas. Somadas à tiragem baixa, tais peculiaridades atualmente permitem ressignificar e dar o valor de gravura e de arte para a técnica.

O Processo de Impressão

A fabricação dos tipos metálicos é uma cadeia de várias operações de mecânica e precisão, sendo um processo lento e difícil que se desenvolve através de três fases distintas:

 

Prelo é um tributo ao mestre tipógrafo Ademir Matias. O livro, que começou a ser produzido em 2014 durante as filmagens do curta-documentário, é um híbrido de álbum, pôster e embalagem de DVD. Composto e impresso a 20 mãos, este trabalho comemora a vida de Matias e as peculiaridades da forma e prática tipográfica.

Sobre o livro: Os ruídos do século passado ecoam naquela que é uma das únicas oficinas tipográficas de Belo Horizonte. Naquelas máquinas, prensas, tintas e papéis transbordam casos e memórias do tipógrafo Ademir Matias. O documentário Prelo traz reflexões sobre a produção tipográfica contemporânea e toca em temas como a solidão, a persistência e a transformação.

Sobre o filme: Os ruídos do século passado ecoam naquela que é uma das únicas oficinas tipográficas de Belo Horizonte. Naquelas máquinas, prensas, tintas e papéis transbordam casos e memórias do tipógrafo Ademir Matias. O documentário Prelo traz reflexões sobre a produção tipográfica contemporânea e toca em temas como a solidão, a persistência e a transformação.

A Tipografia, desde os tempos antigos até aos nossos dias de hoje, uma arte bonita, moderna e evolutiva. Agora com VITAMIX podemos dar luz ao seu negócio

Contacte-nos +351 211 931 468